Dor De Cabeça Na Gravidez: Mitos e Verdades

Tempo de leitura: 3 minutos

dor de cabeça na gravidez

Se a dor de cabeça já é incômoda, imagina na gravidez? Dor de cabeça na gravidez pode tirar a paz de qualquer mulher. Está sofrendo desse mal? Então acompanhe esse artigo até o final e fique por dentro das causas, sintomas e tratamentos para a temida dor de cabeça na gestação.

Causas da Dor de Cabeça na Gravidez

Nem toda mulher é igual. O que pode ser o gatilho de uma dor de cabeça para uma gestante, pode não ser o mesmo para outra. Porém, alguns especialistas alistam algumas possíveis causas de dor de cabeça na gravidez. Entre eles:

  • Mudanças de Hábitos
  • Diminuição do uso da cafeína
  • Estresse
  • Cansaço
  • Ansiedade por conta de gravidez indesejada

Além do mais, a mulher pode estar passando por alguma crise alérgica como sinusite ou até mesmo problemas de visão – o que acarreta a dor de cabeça.

Muitas mulheres perguntam-se: gravidez dá dor de cabeça? Ou: enxaqueca é sinal de gravidez? A resposta é: não há regras. Isso mesmo.

Os sintomas de uma gravidez variam de pessoa para pessoa. Por exemplo, se a gravidez é indesejada, a probabilidade de a mulher sentir estresse e ansiedade aumenta consideravelmente. A dor de cabeça é a consequência disso.

A enxaqueca é adquirida geneticamente. Durante a gravidez os hormônios da mulher se alteram, e isso pode ser um gatilho para a enxaqueca, herdada dos pais ou avós.

Também, é de se pensar que, durante a gestação, as mulheres reduzem a quantidade de fármacos ingeridos, podendo sentir mais dores durante esse período.

Como Prevenir A Dor De Cabeça Na Gravidez 

Existem alguns métodos eficazes para prevenir a dor de cabeça na gravidez. O principal deles é: evitar o máximo possível o estresse. Além do mais, seguir as dicas abaixo pode ser útil para a futura mamãe:

  • Dormir bem e regularmente
  • Manter uma dieta saudável, livre de alimentos com muita gordura e embutidos.
  • Evitar lugares com barulho extenuante
  • Não viajar para lugares com altitudes elevadas
  • Diminuir o contato com odores fortes
  • Atividades físicas regulares – próprias para gestantes
  • Lugares muito iluminados ou com exposição direta ao sol
  • Drenagem linfática – própria para gestantes

Os itens acima auxiliam na prevenção de dores de cabeça no período gestacional.

Tratamento Da Dor De Cabeça Na Gravidez: Cuidados Com Medicamentos

Cá para nós, nada como um bom analgésico para aquela dor latejante, certo? Errado! Evite ao máximo tomar comprimidos indiscriminadamente, principalmente durante a gestação. Mas então surge a dúvida – o que tomar para dor de cabeça na gravidez?

Um bom chá de camomila pode aliviar a dor. Por conter cafeína pode auxiliar a tensão. E o melhor: não prejudica a gravidez. Um bom descanso também pode amenizar as pontadas de uma dor de cabeça.

Compressas de água morna na nuca ou ao redor dos olhos também aliviam os sintomas. A terapia alternativa pode vir a calhar nesses casos. Ioga, acupuntura e hidroginástica podem ser aliadas no combate da dor.

Já experimentou um escalda-pés poderoso? Parece simples, mas a água quente em contato com os pés aumenta o fluxo de sangue no local e limita a quantidade de sangue nas artérias do crânio. É tiro e queda!

E antes de qualquer coisa: consulte seu médico. Nada melhor do que a opinião de um profissional para saber se seu caso de dor de cabeça é devido a algum tipo de estresse ou se envolve alguma patologia que pode afetar seu bebê.

Nada melhor do que curar a dor de cabeça ou enxaqueca naturalmente sem prejudicar a Sua saúde e a do bebê e sem efeitos colaterais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *