Tipos E Causas Da Dor De Cabeça E Tratamento

Uma das sensações mais incômodas para qualquer pessoa é sentir o desconforto persistente de uma dor de cabeça. A dor de cabeça constante pode ser resultado de N fatores.

No artigo a seguir, consideraremos os tipos de dor de cabeça mais comuns e as verdadeiras causas de um possível ataque.

Dor de cabeça na gravidez

dor de cabeça constante na gravidez



Existem dois tipos de dores de cabeça comuns entre mulheres grávidas. A dor de cabeça de tensão (ou tensional) e a enxaqueca.

No caso da dor de cabeça tensional, geralmente o bebê não é afetado.

No caso da enxaqueca, a preocupação é um pouco maior. Os riscos de pré-eclâmpsia tendem a ser maiores depois do terceiro mês de gestação, a enxaqueca talvez seja uma forma de o corpo mandar um sinal de alerta antes do risco.

Outros fatores podem ser responsáveis pela dor de cabeça na gestação: abstinência à cafeína, cansaço, falta de líquido, irritabilidade, sinusite ou até mesmo fome.

O importante é que as gestantes fiquem atentas aos primeiros sinais de dor de cabeça e busquem a ajuda de um profissional.

Dor de cabeça tensional

dor de cabeça frequente

A cefaleia tensional é a forma mais comum de dor de cabeça que existe. Geralmente, a pessoa que sente esse tipo de dor, compra remédio para dor de cabeça em farmácias sem receita (remédios com uso prolongado acabam piorando a dor de cabeça).

Na maioria das vezes, a dor que a pessoa sente durante uma dor de cabeça tensional varia de leve a moderada, e os sintomas são:

  • Dor de cabeça na nuca
  • Dor de cabeça do lado esquerdo
  • Dor de cabeça do lado direito
  • Dor na cabeça inteira

Esse tipo de dor de cabeça tende a ser suportável e não afeta o dia-a-dia da pessoa. Se os sintomas piorarem, requer acompanhamento profissional com um neurologista.

Dor de cabeça de enxaqueca

dor de cabeça lado direito

A dor de cabeça resultante de uma enxaqueca é mais agressiva, afetando diretamente o dia-a-dia da pessoa. Os sintomas consistem em:

  • Dor de cabeça forte
  • Dor de cabeça e enjoo
  • Dor de cabeça frontal
  • Dor de cabeça na testa
  • Dor de cabeça e tontura
  • Dor na parte de trás da cabeça
  • Dor de cabeça do lado esquerdo/ Dor de cabeça do lado direito

A enxaqueca pode afetar pessoas de todas as idades, mas adolescentes e mulheres correm um risco maior de adquirir esse tipo de dor de cabeça. As dores de enxaquecas são consideradas de intensidade alta e são caracterizadas como dor pulsante.

Alguns pacientes relatam sensibilidade à luz, sons e cheiros. Durante o tratamento de uma crise de enxaqueca, é muito importante o paciente escrever um “diário da dor”. No diário, o paciente realiza marcações exatas de quando sentiu dor pela ultima vez, qual foi sua alimentação naquele dia, o que fez para amenizar a dor etc.

Consultas médicas regulares são importantes para o prognóstico correto da enfermidade.

Dor de cabeça Suicida

dor de cabeça suicida

Como o próprio nome já diz, a dor de cabeça suicida resulta em uma dor tão forte, que a pessoa sente vontade de tirar a própria vida para amenizar o sofrimento. Outro nome menos popular para esse mal é Cefaleia em Salvas.

A sensação, além da tontura e dor de cabeça, é de que o cérebro está sendo esmagado dentro do crânio. Terrível, não é?

Esse tipo de dor de cabeça é difícil de ser diagnosticada. Há relatos de pacientes que passaram anos buscando o diagnostico correto para a doença. Muitos acabam confundindo os sintomas da dor de cabeça suicida com outros tipos de enfermidades, por ser rara e sazonal.

Se a dor de cabeça tensional é o tipo mais comum e moderado da cefaleia, a dor de cabeça em salvas é o tipo mais agressivo, afetando diretamente o dia-a-dia da pessoa.

Como curar dor de cabeça

remédio natural para dor de cabeça

Acordar com dor de cabeça ou sentir dor de cabeça frequente é perturbador. A pessoa que sente dor de cabeça todos os dias deve buscar sem demora a ajuda de um neurologista para identificar a raiz de seus problemas.

Muitas vezes, coisas simples podem fazer toda a diferença. Exercícios, alimentos corretos, dormir tempo suficiente e diminuir estresses do dia a dia pode ser peças fundamentais na luta contra dores de cabeça.

Remédios para dor de cabeça vendido em farmácias sem receitas médicas, podem na verdade piorar os sintomas ao invés de ajudar. Eles funcionam como máscaras, mas não solucionam o problema em si.

Remédios para dor de cabeça forte não caem do céu como milagres em frascos, por isso, fique atento nas opções que zelam pela sua saúde. Um remédio caseiro para dor de cabeça pode ser a solução que você procura, basta experimentar as opções disponíveis e observar o que realmente funciona para você.

Remédio natural para dor de cabeça é o assunto em pauta do próximo artigo. Existe um tratamento natural, observe as dicas do post a seguir e encontre o mais adequado para você!

0 comentários